sexta-feira, 6 de setembro de 2013

do Olhar Conceito

*texto publicado no site Olhar Conceito


Instagram da Textile Arts Center

Acho que já falei algumas vezes por aqui, o quanto ando interessada pelo mundo das linhas, já tenho meus favoritos da internet onde aguardo ansiosamente por novidades. A nova foi a descoberta de uma instalação em NY, a Textile Arts Center, a qual aspira unificar e fortalecer a comunidade têxtil em defesa do que é artesanal.   

A TAC se dedica a sensibilização e compreensão de têxteis através de programas educacionais criativos voltados para crianças e adultos, visando unificar a comunidade têxtil através do estimulo de atividades que revigoram o compromisso com o artesanato tradicional, oferecendo técnicas de tecelagem, costura e tingimento.
Essas atividades utilizadas ajudam a promover a comunidade de artesãos e trazer a criatividade de volta a vida diária de quem cria e consome, pois fazem parte da história coletiva e vital para as expressões de cursos que envolvem design, arte e cultura, segundo a TAC. A instalação localizada no Brooklyn, abriga artistas em programa de residência e é lar do programa “Sewing Seeds”, dedicado a divulgação de informações precisas sobre corantes naturais.

Instagram da Textile Arts Center

Para quem não sabe, a indústria têxtil utiliza de extensa quantidade de corantes para os processos de tingimento dos tecidos, que quando eliminados ao meio ambiente, principalmente em ecossistemas aquáticos (além de uma série de compostos contaminantes) impedem a passagem da radiação solar afetando a vida de seres vivos que habitam esses ambientes. Por isso, a importância de se valorizar práticas artesanais vem aos poucos fazendo parte do novo lifestyle sustentável da sociedade.

Mana Marimoto

Em 2011, o TAC abriu as portas de seu estúdio de Manhattan, que funciona como um ponto de venda, realiza eventos e cursos para crianças. Uma das artistas que fazem parte Textile Arts Center no programa de residência, é Mana Marimoto. Além das construções têxteis, Mana faz intervenções sobre imagens com linhas, usando cores fortes e vibrantes e criando ilustrações com as linhas sobre fotos. Já estou arrumando minhas malas para me enfiar no mundo das técnicas têxteis, beijos. 

Um comentário:

Manyélly disse...

Olá, tudo joia?!
Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
http://manyelly.blogspot.com.br/
Sucesso para você!!!
Bjo